Curiosidades Sobre Papas

Diversos

A história nos mostra uma porção de coisas que não sabemos sobre os Papas, figuras tão reverenciadas pelos católicos.   Veja algumas:

Papa Gregório IX

O Papa Gregório IX considerava os gatos como maus. Em 1232, o Papa Gregório IX escreveu uma carta ao Rei da Alemanha expressando suas preocupações sobre as bruxas do país, cujos rituais incluíam gatos. Assassinatos em massa de felinos se seguiram, o que pode ter tido um impacto na população de ratos e na propagação da Peste.

Papa Paulo VI e Lyndon Johnson

Em 1967, o Presidente Johnson e o Papa Paulo VI trocaram presentes. O presidente dos EUA recebeu uma bela pintura do século XV. Já o Papa, recebeu um busto do próprio Presidente Johnson.

Papa Urbano VI

Urbano VI foi o último Papa eleito que não era nem padre, nem cardeal. Ao contrário do que se imagina, não é preciso ser cardeal, ou mesmo padre, para ser eleito Papa. Qualquer homem batizado pode realmente ser eleito líder mundial da Igreja Católica Apostólica Romana, embora isso não tenha acontecido desde 1378.

A função do papa é vitalícia e nenhum papa se aposentou na história da Igreja. Mas Bento XVI renunciou…

O Papa é o soberano do Estado do Vaticano, bispo de Roma, vigário de Cristo, sucessor de São Pedro, sumo pontífice da Igreja Católica, patriarca do Ocidente, primaz da Itália e arcebispo da régio metropolitana de Roma.

Além de comandar uma legião de fiéis pelo mundo, o Papa ainda tem que administrar a “casa” católica. É ele que nomeia os bispos e cardeais, canoniza santos e resolve problemas “internos” do Vaticano.

Papa João XXII – Jacques D’Euse

Em 1271, o conclave que escolheu o papa Gregório X (Tebaldo Visconti) durou dois anos e nove meses.
E, em 1316 o posto estava vago há mais de dois anos e 4 meses, desde a morte de Clemente V, em 1314. Os cardeais, na maioria franceses e italianos, não queriam se reunir porque temiam que o outro lado conseguisse maioria para eleger o novo Papa. Ao assumir o reino da França, o rei Felipe V bolou uma estratégia brilhante: convocou todos os cardeais e todos os nobres e ricos com a desculpa de rezar uma missa em memória do rei Luiz X, seu irmão e que falecera recentemente.
No meio da missa, os guardas reais trancaram, por fora, todas as portas e janelas da catedral e só deixaram sair os nobres. Os cardeais ficaram trancados, como num conclave, e não sairiam enquanto não elegessem o novo Papa. O eleito foi Jaques D’Euse, que reinou como João XXII.

Curiosamente nunca houve nenhum João XX, nem como papa nem como antipapa.

Atualmente, um cardeal com mais de 75 anos não pode ser mais eleger um papa.

Papa João II

O primeiro pontífice a trocar seu nome foi o Papa João II. Ele se chamava Mercúrio, nome de uma divindade pagã. A partir de então, a Igreja passou a estimular a prática, para evitar que seu líder tivesse um nome não-cristão. A escolha é pessoal e costuma revelar os rumos do próximo papado.

João é o nome mais recorrente, com 23 papas na história. Não houve até hoje um Pedro II, uma vez que adotá-lo seria um sinal de soberba. João Paulo I foi o primeiro na história a escolher um nome composto. Sua escolha sinalizava o desejo de seguir o caminho de reformas no estilo de pontificado de seus antecessores.

João Paulo II já tinha o hábito de beijar o chão dos lugares por onde passava muito antes de assumir o papado, em 1978. Ele começou a praticar este ritual em 1949, quando assumiu sua primeira igreja em Cracóvia, na Polônia. O ato é uma forma do religioso, além de denotar humildade, expressar amor pelo local por onde ele está. Como sumo pontífice, o Papa João Paulo II esteve em 129 países e beijou o chão de quase todos eles. Problemas de saúde (Mal de Parkinson e artrite no joelho), porém, obrigaram o sacerdote a parar de repetir o gesto.

Guarda Suíça

O Papa possui um contingente de 110 homens especificamente treinados para protege-lo. A Guarda Suíça, o menor exército do mundo, foi criada em 22 de janeiro de 1506 pelo então Papa Julio II. O pontífice negociou um ano antes com a Suíça o envio de voluntários para fazerem sua segurança pessoal. Desde sua criação, a Guarda mantém a tradição de usar o mesmo uniforme azul e dourado de estilo renascentista, desenhado por Jules Répond (que foi comandante entre 1910 e 1921) e não por Michelângelo, como se acredita. E avisa: não tem intenção de mudá-lo.

A Capela Sistina é assim chamada porque foi construída a mando do então Papa Sisto IV.

Papa Bento XVI

Em fevereiro de 2013, o papa Bento XVI anunciou sua renúncia ao papado. Foi a primeira vez em 600 anos que isso aconteceu. A idade avançada (85 anos) e a saúde frágil foram as justificativas de Bento XVI.

Papa Francisco

O Papa Francisco é o primeiro papa sul-americano.

 

Texto de Renzo Grosso, adaptado de vários sites e revistas

 

Anúncios

Deixe um comentário