O Bitcoin E O Blockchain

Tecnologia

Antes de mais nada, não confunda Bitcoin com Blockchain. São coisas diferentes. O Blockchain é a tecnologia e o Bitcoin é um produto que usa essa tecnologia. O Bitcoin e o Blockchain teriam sido “inventados” por uma certo Satoshi Nakamoto. Não se sabe se é uma pessoa ou grupo de pessoas que usam esse pseudônimo. Até o momento, ninguém sabe com certeza quem é (ou são) mesmo que algumas publicações ou blogs tentem aponta-lo.

Steve Jobs, fundador da Apple

Houve uma tentativa de apontar Steve Jobs como sendo Nakamoto. Mas isso não passou de pura “forçada de barra” de alguns fãs mais acalorados. Essa história, já desmentida, contava com três fatos:

– O primeiro é que proposta original que embasou a criação do bitcoin, explicando seus objetivos e funcionamento, foi encontrada por usuários escondida numa imagem em todas as versões recentes do sistema operacional de computadores da linha Mac, da Apple.

Chamado de “White paper“, o documento intitulado “Bitcoin: A Peer-to-Peer Electronic Cash System“, foi publicado em 2008. Nele, o autor apresenta a estrutura para os mecanismos subjacentes que alimentam o bitcoin e permitem transações sem um intermediário de terceiros, como um banco ou instituição financeira.

White Paper

– O segundo, diz que Nakamoto, que participava sempre das reuniões virtuais (sem jamais mostrar seu rosto ou identidade) em que discutiam a criação do bitcoin com a participação Jobs, parou de aparecer depois que este morreu, em 5 de outubro de 2011, enquanto a última vez de Nakamoto em fóruns da internet foi em 12 de dezembro de 2010.

– O terceiro diz que o “White paper” do bitcoin só aparece em computadores Apple a partir do sistema operacional Mojave, em 2018, ou seja, muito depois da morte de Steve Jobs. E, segundo Steve Wozniak, ele nunca foi um especialista em programação.

Steve Wozniak

O conceito bitcoin foi apresentado em 2009 no grupo de discussões chamado The Cryptography Mailing, por Nakamoto. Em 2009, ele lançou a rede Bitcoin que começou a funcionar com o lançamento do primeiro cliente Bitcoin open source e a emissão das primeiras bitcoins.

Até 2010 ele continuou a contribuir com o software Bitcoin com outros desenvolvedores até que, gradualmente, ele entregou o controle do código fonte e funções-chave para Gavin Andresen. Pouco depois ele passou também o domínio bitcoin.org e vários outros domínios para vários membros da comunidade.

Dizem que Nakamoto nasceu no Japão em 5 de abril de 1975 e, no perfil P2P Foundation, Nakamoto alegou ser um homem de 37 anos que vive no Japão. Muitos afirmam que essa informação não deve ser verdadeira porque não há uma única referência em japonês na documentação do Bitcoin. Também tem o fato de que ele se comunica com inglês impecável, o que o coloca como nascido e residente em algum país de língua inglesa.

As especulações são muitas e nenhuma chega a algum lugar. Nada aponta que este, aquele ou um grupo é o verdadeiro criador do blockchain.

Peter Thiel, Paypal

Peter Thiel, do Paypal, disse em outubro de 2021 que tem uma pista sobre a identidade do inventor da moeda. Ele afirmou que Nakamoto participou de uma reunião em uma praia de Anguilla, no Caribe, em fevereiro de 2000.

Na ocasião, a praia foi local de encontro dos fundadores da E-Gold, que surgiu em 1996 para criar uma moeda digital. Essa iniciativa fez água em 2007 após Departamento de Justiça dos Estados Unidos tentar indiciar os participantes da reunião de Anguilla.

Porquê o Departamento de Justiça dos Estados Unidos se meteu nisso ? Porque o E-Gold era uma moeda criada e operada pela Gold & Silver Reserve Inc., que permitia aos usuários fazer pagamentos em gramas de ouro, prata e qualquer outro metal.

Isso seria uma verdadeira revolução nos meios de pagamento do mundo todo. O E-Gold iria acabar com todos os bancos centrais. Dá pra imaginar o tamanho do vespeiro ?

“O Bitcoin era a alternativa que encontraram para o E-Gold e o invisível Satoshi entendeu que precisava do anonimato”, disse Thiel. Nem mesmo ele sabe quem é ou quem são os inventores do Bitcoin. “Se soubessem quem é, o governo o prenderia“, finalizou.

O mundo está mudando. As formas como fazemos negócios estão caminhando para o mundo virtual e as moedas digitais ficam bem longe do alcance e controle do sistema financeiro. E isso dá arrepios aos banqueiros e as instituições associadas a eles. Hoje eles apostam nas fintechs (clique aqui) e nas moedas virtuais que eles podem controlar.

Os bancos centrais de diversos países estão apostando nas moedas digitais. O Brasil já está testando o Real Digital batizado de DREX e o nosso PIX vem fazendo sucesso no mundo todo.

A revista Exame fez uma reportagem (não muito confiável) sobre Jobs e o Bitcoin no endereço:

https://exame.com/future-of-money/steve-jobs-e-apontado-como-criador-do-bitcoin-apos-documento-ser-encontrado-em-computadores-da-apple/

Texto de Renzo Grosso, com adaptações de várias publicações na Internet.

 

Anúncios

Deixe um comentário