O Discípulo, de Oscar Wilde

Contos

Oscar Wilde (1854 — 1900) foi um importante escritor irlandês. Conhecido principalmente pelas suas peças de teatro e pelo romance “O Retrato de Dorian Gray”, o autor também escreveu diversos contos, como este abaixo.

O texto se refere ao mito clássico de Narciso, o homem que se apaixonou pela própria imagem, refletida num lago, e acabou se afogando.

John William Waterhouse, (1903)

O Discípulo

Quando Narciso morreu o lago de seu prazer mudou de uma taça de águas doces para uma taça de lágrimas salgadas, e as oréades (na mitologia grega, são ninfas que habitavam e protegiam as montanhas, as cavernas e as grutas) vieram chorando pela mata com a esperança de cantar e dar conforto ao lago.
E quando elas viram que o lago havia mudado de uma taça de águas doces para uma taça de lágrimas salgadas, elas soltaram as verdes tranças de seus cabelos e clamaram: “Nós entendemos você chorar assim por Narciso, tão belo ele era.”
“E Narciso era belo?”, disse o lago.
“Quem pode sabê-lo melhor que você?”, responderam as oréades.

“Por nós ele mal passava, mas você ele procurava, e deitava em suas margens e olhava para você, e no espelho de suas águas ele refletia sua própria beleza.”

E o lago respondeu, “Mas eu amava Narciso porque, quando ele deitava em minhas margens e olhava para mim, no espelho de seus olhos eu via minha própria beleza refletida”.

Narciso, por Caravaggio

Nota sobre a lenda:

Narciso é um personagem da mitologia grega, filho do deus do rio Cefiso e da ninfa Liríope e ele representa a vaidade.    Segundo a mitologia, Narciso teria nascido na região grega da Boécia.   Quando nasceu, um dos oráculos chamado Tirésias, disse que Narciso seria muito atraente e que teria uma vida bem longa. Mas ele não deveria admirar sua beleza, ou ver seu rosto, já que isso amaldiçoaria sua vida

Narciso, por Gyula Benczúr (1844-1920)

 

Além de ser muito bonito, ele despertava a atenção de muitas pessoas (homens e mulheres).  Era arrogante e orgulhoso. E, ao invés de se apaixonar por outras pessoas que o admiravam, ele ficou apaixonado por sua própria imagem, ao vê-la refletida num lago.

A bela ninfa Eco ficou apaixonada por Narciso, no entanto, seu amor nunca foi correspondido, porque Narciso ficou atraído por sua própria imagem.

 

Fontes: Internet e blogs

 

Anúncios

Deixe um comentário